SWEENEY TODD: O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET – 2007 / Oscar 2008

0

TÍTULO ORIGINAL :- Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street

DIRETOR :- Tim Burton

ELENCO :-
Johnny Depp (Sweeney Todd)
Helena Bonham Carter (Sra. Lovett)
Alan Rickman (Judge Turpin)
Timothy Spall (Beadle)
Sacha Baron Cohen (Adolfo Pirelli)
Jamie Campbell Bower (Anthony Hope)
Jonathan Williams (Pie Customer)
Laura Michelle Kelly (Lucy / Beggar Woman)
Jayne Wisener (Johanna)
Ed Sanders (Toby)
Gracie May (Baby Johanna)
Ava May (Baby Johanna)
Gabriella Freeman (Baby Johanna)
David McKail (Minister)
Philip Philmar (Sr. Fogg)
Harry Taylor (Sr. Lovett)

SINOPSE :-
Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.

CURIOSIDADES :-
– Em 1973 o autor Christopher Bond criou a peça “Sweeney Todd”, sendo o primeiro a dar ao personagem um motivo para seus atos além da ganância pura. A peça de Bond foi adaptada para um musical da Broadway em 1979, por Stephen Sondheim e Hugh Wheeler.

– Os primeiros intérpretes de Sweeney Todd e a sra. Lovett na Broadway foram Len Cariou e Angela Lansbury.

– Meryl Streep, Cyndi Lauper, Annette Bening, Toni Collette e Emma Thompson estiveram cotadas para a personagem sra. Lovett.

– Helena Bonham Carter teve aulas de canto e de cozinha para se preparar para sua personagem.

– Para provar sua capacidade para a personagem e afastar acusações de nepotismo, Helena Bonham Carter enviou a Stephen Sondheim 12 fitas de audição em que estava cantando. O compositor ficou impressionado com o material e aprovou sua inclusão no elenco.

– Helena Bonham Carter estava grávida de seu segundo filho com Tim Burton durante as filmagens.

– Em sua audição Sacha Baron Cohen cantou a trilha sonora completa de Um Violinista no Telhado (1971) para o diretor Tim Burton.

– Para se preparar para seu personagem Sacha Baron Cohen contratou seu barbeiro pessoal como consultor, tendo até 16 horas de aulas sobre como manusear a navalha e barbear outra pessoa

– Anne Hathaway chegou a ser escalada para interpretar Johanna, mas o diretor Tim Burton optou por substituí-la por Jayne Wisener, nunca tinha feito um filme até então.

– Este é o quinto de diversos filmes em que o diretor Tim Burton e a atriz Helena Bonham Carter trabalham juntos. Os anteriores foram Planeta dos Macacos (2001), Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), A Noiva-Cadáver (2005) e Alice no País das Maravilhas (2010).

– Esta é a oitava adaptação para o cinema da história de Sweeney Todd. As anteriores foram Sweeney Todd (1926), Sweeney Todd (1928), Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (1936), Bloodthirsty Butchers (1970), Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (1982), O Barbeiro de Londres (1998) e Sweeney Todd (2006). As três últimas das listadas foram feitas para a TV.

PREMIAÇÕES :-
– Ganhou o Oscar 2008, na categoria:
Melhor Direção de Arte.
– Indicado, nas categorias:
Melhor Ator – Johnny Depp e
Melhor Figurino.

– Ganhou o Globo de Ouro 2008, nas categorias:
Melhor Filme – Comédia/Musical e
Melhor Ator – Comédia/Musical – Johnny Depp.
– Indicado, nas categorias:
Melhor Diretor e
Melhor Atriz – Comédia/Musical – Helena Bonham Carter.

– Indicado ao Bafta, nas categorias:
Melhor Figurino e
Melhor Maquiagem.

Compartilhar.

Sobre autor

Deixe um comentário